Gramado do Maracanã está lindo e novas imagens são divulgadas; veja

Uma das grandes críticas ao futebol carioca nos últimos anos foi o gramado do Maracanã. Porém, no fim de 2021, com o objetivo de solucionar essa grande ‘pedra no sapato’, a Administração do estádio resolveu realizar a troca do plantio.

novo gramado do Maracanã para 2022, onde o Flamengo mandará os seus jogos, contará com um modelo híbrido, ou seja, com 90% da grama natural e 10% de sintética. Para isso, a administração do Maracanã empenhou um investimento na ordem de R$ 4 milhões. A expectativa é que o gramado fique pronto em março, para a disputa das semifinais do Campeonato Carioca.

Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, pelas imagens divulgadas, o gramado do Maracanã ganha forma e a expectativa é que logo esteja pronto para as partidas do Flamengo e Fluminense, times que mandam os seus jogos no local. O perfil oficial do estádio divulgou novas imagens desse processo (veja abaixo).

“Bom dia! Nada melhor do que esse solzão pra me iluminar”, escreveu o perfil do estádio nas redes sociais.

Novo gramado do Maracanã para 2022

Segundo informações da Concessionária, o gramado do estádio tem previsão de ser liberado na segunda quinzena de março, conforme informado acima. Severiano Braga comentou sobre a decisão do novo gramado para o estádio e reforçou a necessidade de uma melhoria do gramado, visando favorecer Flamengo e Fluminense, que mandam seus jogos no estádio.

“O volume excessivo de jogos no Maracanã compromete a qualidade do gramado. Então, para que a gente possa entregar ao Flamengo e ao Fluminense um bom gramado, para desenvolver melhor um bom futebol, a gente optou por essa nova tecnologia (gramado híbrido), disse Severiano.

Conforme informado aqui no Portal do Fla, para a troca do gramado do estádio em dezembro, foi necessário uma ‘plantação do zero’, ou seja, foi realizada uma raspagem de todo o campo. A nova grama ficará pronta até fevereiro, quando haverá a implantação das fibras de polietieno, que serão colocadas a 18 centímetros de profundidade e dois sobre a superfície. Após isso, serão realizados reparos até março, para que fique concluído e entregue aos clubes.

Desde que foi reformulado para a Copa do Mundo de 2014, todo ano o gramado apresenta desgaste e dificilmente é uma arma para os times do Rio de Janeiro. Aliás, o fato de o Flamengo jogar em um gramado ruim, na metade de seus jogos no campeonato, pode ser um fator para o fraco desempenho como mandante em 2021.

Com o objetivo de ter menores prejuízos futuros, o gramado será híbrido na próxima temporada. A ideia é diminuir o desgaste proporcionado pelo alto número de jogos, favorecer um time que proponha mais o jogo e ajudar no tempo de bola rolando, o formato terá uma parcela de grama artificial, assim como ocorre na Arena Corinthians, por exemplo. No estádio, por exemplo, o clube sempre obtém boas atuações.

Até o Maracanã ficar pronto em março para o Flamengo, o rubro-negro carioca irá mandar os seus jogos na antiga Ilha do Urubu, o estádio Luso-Brasileiro. A próxima partida acontecerá no dia 26 de janeiro, contra a Portuguesa.