”Tive que sair do conforto”; Jogadores que já trabalharam com Paulo Sousa falam sobre o treinador

Apesar da nação Rubro-negra não ter grandes informações a respeito do trabalho de Paulo Sousa, alguns brasileiros já comandados por ele, por exemplo Otávio e Pablo que trabalharam com ele no Bordeaux, relataram sobre sua forma de trabalho, táticas, metodologias, ou seja, como é o dia a dia de trabalho com o Português.

Paulo Sousa comandou o Bordeaux em 42 partidas entre março de 2019 e agosto de 2020. Neste período, Pablo, zagueiro e ex-Corinthians, trabalhou com ele e fez grandes elogios na sua forma de conduzir a equipe.

“Paulo Sousa é um cara fenomenal. Como pessoa, tem caráter, índole, ele e sua comissão. É um cara que se pegar o Flamengo da forma que está hoje vai levar a outro nível, mais alto do que já está. Tem muita intensidade de treino, monta bem seu time taticamente, sofre poucos gols, tem o controle praticamente o jogo inteiro. Só tenho coisas boas para falar dele.”

Campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017, passagens pela seleção brasileira e atualmente no Lokomotiv, da Rússia, Pablo ainda ressalta que Paulo Sousa teve grande participação no crescimento da sua carreira.

“O Paulo Sousa foi o único treinador que me tirou da zona de conforto, daquilo que eu costumava fazer. Ele chegou e fez minha qualidade melhorar. Evoluí bastante depois do tempo que passei com ele na França.”

Outro jogador que teceu comentários a respeito de Paulo Sousa foi Otávio. Revelado pelo Athletico-PR e atualmente no Bordeaux desde 2017, ele fez comentários bastante similares aos de Pablo.

“Foi uma das fases da minha carreira que mais evoluí. É um técnico que te tira da zona de conforto. Está o tempo inteiro cobrando e ativo. É muito competitivo e faz com que os atletas gostem dessa competitividade para vencer até nos treinos. Ele coloca isso no vestiário de quem sai no fim da semana com mais vitórias no treino.”

Adicionalmente, Otávio elogiou também a estrutura de trabalho de Sousa, bem como a sintonia que ele possui com toda sua comissão técnica.

“É muito bom porque ele trabalha com a comissão em conjunto e por setores separados. Um pega o setor defensivo, ele pega o meio de campo, outra parte pega a parte ofensiva. São trabalhos individualizados e depois todo mundo junto. Foi uma fase em que evoluí muito”

Paulo Sousa assinou contrato com o Rubro-negro até o fim de 2023 e a perspectiva é de que ele chegue ao Rio de Janeiro no próximo dia 7. Vale ressaltar que os jogadores se apresentarão no dia 10, para início da pré-temporada.