Veja o que o São Paulo precisa fazer para garantir vaga no G-4

O empate por 1 a 1 com o Palmeiras enterrou as chances de título do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Mas o time ainda tem pelo que brigar nos dois últimos jogos da temporada.

O objetivo que resta é terminar o campeonato entre os quatro primeiros, o que dá vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

Para isso, o São Paulo precisa fazer mais quatro pontos nos jogos contra Botafogo, segunda-feira, e Flamengo, na próxima quinta-feira, para não depender de tropeços rivais.

Atualmente na terceira posição, com 63 pontos, o São Paulo está três pontos à frente do Fluminense, o quinto colocado – o Atlético-MG está entre os dois, com 62 pontos.

O Fluminense pode chegar, no máximo, aos 66 pontos. Mas uma só vitória não basta ao São Paulo, que terminaria o campeonato com os menos 66 pontos dos cariocas, mas com uma vitória a menos.

Se terminar na quinta posição do Brasileiro – o que, hoje, o colocaria nas fases preliminares da Libertadores –, o São Paulo terá que torcer pelo Palmeiras na Copa do Brasil para ir à fase de grupos do torneio continental.

O Palmeiras enfrenta o Grêmio na final e, como campeão da Libertadores, já tem lugar no torneio da próxima temporada. Se vencer também a Copa do Brasil, a vaga destinada ao campeão do mata-mata nacional é transferida para o quinto colocado do Brasileiro.

O São Paulo volta a campo na próxima segunda-feira, contra o Botafogo, às 20h (de Brasília), no Rio de Janeiro – Daniel Alves, suspenso, é desfalque. Na quinta, despede-se do Brasileiro em casa, contra o Flamengo, às 21h30.